sábado, 3 de abril de 2010

O Funcionamento Do Computador













O computador é uma máquina capaz de armazenar e processar números, textos, sons e imagens, codificando as informações em conjuntos numéricos formados pelos algarismos 1 e 0, ou seja, em seqüência de bits. O desempenho da máquina no processamento dos dados depende estritamente da configuração do computador, quanto melhor for essa, mais eficiente será o processamento dos dados. Seus principais componentes são: Placa- mãe, Processador, Hd, Memória RAM dentre outros.








Temos Graficamente














Mais Detalhadamente Temos




























Detalhando os componentes




Processador (ou CPU)

Também conhecido popularmente como “o cérebro do computador”, é o componente responsável por processar dados, sendo considerado a principal parte da máquina. Ele age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando os resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa o processador.

Entre outros fatores, o que determina a “velocidade” de um processador é quantidade de instruções que ele é capaz de executar por segundo. A essa “velocidade” se dá o nome de clock e utiliza-se a medida Hertz (Hz) para calculá-la, sendo um 1Hz equivalente a 1 instrução por segundo. Um processador com clock de 500 Mhz, por exemplo, é capaz de executar 500 milhões instruções por segundo. Já um mais atual, com 2,4 GHz, é capaz de realizar 2 bilhões e 400 milhões de instruções por segundo. Mas de onde vêm os símbolos MHz e GHz?












Disco rígido (ou HD)

É a memória permanente do computador, responsável por salvar os dados e preservá-los mesmo depois do computador ser desligado. As músicas, documentos, fotos, programas e o sistema operacional são exemplos de dados gravados nela.

Por se tratar de uma unidade de armazenamento, devemos levar em consideração a capacidade dela, grosso modo, a quantidade de “coisas” que podemos gravar nela. Essa capacidade é medida — atualmente — em GB (gigabytes), unidade que requer certa atenção, já que costuma gerar bastante confusão.

Um HD hoje em dia tem em média 250GB — na teoria —, já que os fabricantes adotam 1GB como sendo 1.000MB, quando na realidade deveria ser 1.024MB. Para você saber qual o tamanho real aproximado do seu, divida o valor fornecido pelo fabricante (em GB) por 1,073. Por exemplo: se o seu HD possui 80GB, o valor real seria de aproximadamente 74,55GB.












Memória RAM

É a memória temporária do computador, responsável por armazenar os programas e dados em uso. Caracteriza-se por fornecer dados previamente gravados — no disco rígido, por exemplo — ao processador com um tempo de resposta curto e em alta velocidade. Em outras palavras, é a “ferramenta de trabalho” do processador.

Quando você abre um editor de textos, por exemplo, ele é carregado na memória RAM. O mesmo vale para o texto que você digita nele. A partir do momento que você o salva esse texto, ele passa a ser armazenado no disco rígido. Ao contrário do disco rígido, a memória RAM é “zerada” quando o computador é reiniciado. Isso explica aquela velha história de perder um texto que estava sendo digitado, não salvo, devido à queda de energia elétrica.

A memória RAM é medida do mesmo modo que os discos rígidos, porém em proporções bem menores. Hoje em dia, um computador comum tem em média 1GB de memória RAM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário